Jesus nos quer unidos para ser mais escolápios e dar muitos fruto.

No dia 04 de fevereiro, o Colégio Escolápio Ibituruna realizou, com seus colaboradores, a Formação Escolápia de 2023. Foi um momento siginificativo de integração e de formação para nossos educadores sobre temas de suma importância para a Escola Pia.

Padre Alex conduziu a oração inicial, refletindo que todos somos educadores, todos colaboramos para a continuidade do carisma calasâncio. E somos todos convidados a ampliar nossos caminhos e das pessoas que convivem conosco, aprendendo e ensinando na Piedade e nas Letras, nosso lema essencial.

Padre Pierre, diretor titular dos colégios escolápios, apresentou as chaves da missão escolápia, aprovadas no último Capítulo Provincial, assim como as prioridades escolhidas pelos capitulares, que nos apontam mais unidade em nossas plataformas construídas à luz do carisma de Calasanz e geradas por uma gestão eficiente, humana e potencializadora.

Na oportunidade, Padre José Luis apresentou sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e como lema trecho do evangelista Mateus: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). A campanha deste ano nos convida a vivê-la com um forte espírito de solidariedade não apenas no tempo da Quaresma, mas de maneira intensa e fraterna ao longo da vida.

Em seguida, Leonardo, coordenador pastoral, explanou sobre a Campanha da Rede Itaka Escolápios: “Uma voz, um milhão de mudanças” que nos pede para atuar na conscientização de uma transformação social, por meio de ações e atividades educativas desenvolvidas na Educação Formal e Não Formal em nossos centros educativos. Essa campanha visa nos aproximar da realidade da missão escolápia em diferentes lugares, com a intenção de conhecer e sentir, como própria, a tarefa de tantos escolápios, religiosos e leigos.

Dando continuidade aos trabalhos formativos, realizamos uma atividade em grupos, a fim de refletir a transformação da realidade, considerando o setor/segmento em que atuamos no colégio, ou seja, a voz de cada um se fazendo presente num diálogo coletivo.

E, para finalizar nosso dia, irmão Jardel fez uma oração final em que cada um precisava sair ao encontro do outro, assim como fez Jesus.

Clique e veja as fotos 📸

Formação Escolápia 2023