O Colégio Ibituruna é uma escola escolápia que segue a inspiração de São José de Calasanz e as diretrizes pedagógicas e pastorais da Ordem das Escolas Pias. “Evangelizar educando” é o lema que nos impulsiona e anima. A pastoral, seguindo essa intuição calasância, contribui para proporcionar o encontro entre Fé e Cultura, tendo como foco o Evangelho. Vivenciamos sempre a esperança de transformar o colégio em um espaço onde a água jorre, para alegria e vida de todos. As nossas práticas pastorais se orientam a partir do Projeto Pastoral e seguem três grandes linhas: Preparar o ambiente de fé, Cultivar a fé cristã e Celebrar a vida da fé.

Este documento é o marco referencial de toda atividade pastoral do Colégio Ibituruna, pois somos uma escola escolápia que segue a inspiração de São José de Calasanz e as diretrizes pedagógicas e pastorais da Ordem das Escolas Pias.

Projeto Pastoral

Práticas Pastorais

Uma das grandes intuições de Calasanz foi precisamente a transformação da sociedade, para que seja mais coerente com o Plano de Deus. A escola escolápia é ferramenta a cumprir essa missão, e a Equipe Pastoral é chamada a trabalhar a ação social nos três níveis: assistência social, promoção humana e justiça social.

Ação Social

ORAÇÃO PESSOAL. Essencial à vida do cristão, trata-se como o ar que respiramos. O ser humano, em geral, gosta de orar, comunicar a Deus a própria vida, os sentimentos, os problemas, as dificuldades, as conquistas e as perdas. Jesus nos ensina a orar articulando nossa própria vida com o plano de Deus, enriquecendo o diálogo e conferindo um significado mais profundo e dinâmico à nossa oração. Assim, a oração de Jesus, que acontece integrando a vida com a Bíblia (plano de Deus), torna-se a principal fonte de inspiração para a nossa oração. A Sagrada Escritura é também um caminho de oração para nós, pois recolhe a história humana iluminada pelo amor de Deus. Eis a proposta da Igreja: a “Lectio Divina” (Leitura Orante da Bíblia). Os salmos e, principalmente, o Evangelho (o texto de cada dia) acompanham e inspiram nossa oração quotidiana: escuta da proposta amorosa de Deus e resposta humana compromissada com o projeto de Deus para a humanidade, concretizada na minha história pessoal e comunitária.

ORAÇÃO COMUNITÁRIA. A fé é pessoal e comunitária. É assim também com a oração. A oração comunitária enriquece a individual e vice-versa. Inspira-se na Oração da Igreja (“Lectio Divina”) que tem sua fonte na Sagrada Escritura, apresentada pedagogicamente por meio da Liturgia Diária (Liturgia das Horas e Eucaristia). Quando um grupo de fé se reúne para orar juntos, aprofundar no conhecimento da mensagem cristã e partilhar a vida e a missão, a Palavra está presente iluminando a história. Precisa-se de uma pedagogia apropriada para integrar a história humana com o projeto divino, conduzindo a comunidade de fé ao compromisso cristão em favor do Reino de Deus.

No colégio Ibituruna, acontece a celebração da Eucaristia, aos domingos, às 10h, respondendo ao Projeto Pastoral na linha de constituir uma comunidade cristã escolápia no âmbito do colégio. Além das pessoas que há tempo participam dessa celebração, a Equipe Pastoral convida os educadores, alunos e famílias nessa perspectiva comunitária.

Com os educadores, celebra-se a Eucaristia em dias sinalados: no tempo pascal, em dia de semana. Outras datas especiais (dia do professor, das mães, dos pais, da mulher) celebram-se na eucaristia dominical. Com os alunos, celebram-se nos tempos litúrgicos mais fortes (Natal e Páscoa) liturgias ecumênicas (da Palavra), em horário do Ensino Religioso.

Oração semanal: