Seja por meio de teatros, contação de histórias ou clube do livro, o incentivo acontece desde a primeira infância
Com tantas inovações da tecnologia, o hábito de ler tem ficado cada vez mais de lado e os livros têm sido substituídos por aparelhos eletrônicos, jogos, internet e televisão. “O mundo vive a era digital, mas se queremos transformá-lo em um lugar melhor para se viver, com pessoas sensíveis, criativas  e com um senso crítico aguçado, a leitura deve ser estimulada desde cedo”, pontua a diretora titular do Colégio Ibituruna e professora de português, Cláudia Lopes. No mundo das histórias tudo pode acontecer. O “Era uma vez” se torna realidade e a imaginação vai além. Assim, incentivar a criança a ter o hábito de ler traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento.
No Colégio Ibituruna, impulsionar a leitura nos alunos é objetivo de várias atividades e projetos. Seja por meio de teatros, contação de histórias ou clube do livro, o incentivo acontece a partir da Educação Infantil e conta com o apoio dos pais. Exemplo disso é o Projeto Maleta Viajante, realizado com as turmas do Infantil 4 anos. “Toda semana, um aluno leva a maleta para a casa contendo um livro. Depois, junto com a família, a criança reconta a história para a turma com muita criatividade”, explica a professora Gracy Almeida. 
Outro projeto importante realizado pela escola é o “Senta que eu te conto”. A proposta tem sido trabalhada com os alunos do 3º ano do Fundamental, tendo como objetivo incentivar a expressão oral e escrita, aumentar o repertório de palavras e promover o lúdico, resgatando a infância. “A arte de contar histórias reais ou imaginárias existe desde a antiguidade, exercitando a imaginação e criatividade. Nesse projeto, nós, professoras do 3º ano, dramatizamos os contos sugeridos pelo livro de Língua Portuguesa, pois sabemos da importância que a contação tem para as crianças”, explica a professora Flaviane Pereira. 
A diretora pedagógica Cristina Avelino explica a importância dos projetos. “Todo esse incentivo, desde a primeira infância, é muito importante para que o hábito seja criado de forma prazerosa. É de grande relevância pontuar que a leitura auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, como interpretar e escrever textos de gêneros variados, desenvolver a criatividade, o senso crítico, além de ampliar o vocabulário e o conhecimento”, destaca.
Incentivar o hábito da leitura é foco do nosso trabalho