“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso pedi ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.”

A Província Brasil Bolívia está em júbilo, celebrando a disponibilidade do casal da Fraternidade Escolápia do Brasil, Fabiano e Aline, para ser enviado em missão à Bolívia. O anúncio do envio se deu no dia 5 de setembro na Assembleia dos Religiosos, em que participa também o Conselho da Fraternidade. E, no dia 9, foi a comunicação nas comunidades da Fraternidade de Governador Valadares, enchendo-nos de alegria e orgulho por ter entre nós pessoas que se dispõem a fazer crescer o Reino de Deus.

O envio de um leigo ou uma leiga da Fraternidade resulta do amadurecimento desta, abrindo-se para o trabalho em outra presença ou outro país, impulsionando e promovendo a  missão escolápia.

Historicamente, o envio de leigo é fruto do crescimento da Fraternidade e das experiências do voluntariado de verão em presenças escolápias de outros países, principalmente, a partir da Rede Itaka – Escolápios, em que Província e Fraternidade compartilham a missão.

O compromisso, dessa forma, abrange a Província, que assume que os enviados são escolápios, durante sua estadia no local de envio, participando com sua própria vocação laical e assumindo a responsabilidade na medida do possível. Envolve a Fraternidade, que cresce como uma entidade corresponsável do envio e cuida do acompanhamento e necessidades que os enviados podem ter, garantindo a continuidade dos envios e dando estabilidade à missão. Compreende Itaka – Escolápios, que assume o apoio e a experiência nestes envios com a contribuição necessária em cada situação, incentivando e promovendo a interrelação das presenças, das fraternidades, das províncias.

Tudo isso implica uma riqueza muito grande que tem que ser vivida com abertura à novidade, com generosidade, com espírito de aventura e confiança, com boa preparação e acompanhamento permanente.

No dia 23 de novembro, às 19h30, na igreja de Nossa Senhora das Graças, a Fraternidade Escolápia GV celebrará a Eucaristia do Envio de Aline e Fabiano. E, no dia 24 de novembro, às 10h, será a vez do Colégio Ibituruna, onde Aline trabalha como Agente Pastoral, celebrar tão bonita festa.

Agradecemos a Deus pela vida da Aline e Fabiano. Pela coragem de deixar sua casa, sua presença, para promover, como Papa Francisco nos pede, uma Igreja em saída. Oxalá, outros fraternos sintam-se motivados e conclamados a trabalhar na messe do Senhor, pois a colheita é grande, mas poucos são os operários.

Envio dos fraternos, Aline e Fabiano, à Bolívia