Para agir com mais racionalidade e ter um domínio consciente dos ganhos e despesas é preciso entender o valor do dinheiro. No Colégio Ibituruna, os aspectos iniciais de uma Educação Financeira começa cedo, com o projeto “Dinheiro no Cofrinho… Pé no caminho!”. Nos últimos seis anos, sempre no primeiro semestre, as turmas do Infantil 5, realizam diversas atividades com o intuito de economizar dinheiro para alcançar o objeto: um dia de passeio e diversão com a família. Neste ano, o destino foi o Recanto Calasanz. Uma tarde de lazer e muita alegria, que marcou o coração das nossas crianças e familiares.

O projeto teve início com a abertura de uma conta no Banco da Vila Calasanz, atividade coordenada pela professora  Simone Gomes, Infantil 5B. As crianças confeccionaram os cofrinhos que recebiam os depósitos do dinheiro poupado. Já a professora Patrícia Brandão, do Infantil 5A (Agência de Turismo), organizou uma oficina de brinquedos. “Primeiro, os alunos do Infantil 5 construíram, a partir de algum material reciclável, um brinquedo. Depois, recebemos as outras salas da Vila Calasanz para expor o que foi produzido. Além disso, cada criança, que nos visitou, participou de uma oficina e criou o seu próprio brinquedo”, destaca Patrícia.

O Festival de Massa foi a terceira atividade do projeto, coordenada pela turma Infantil 5D – Restaurante, da professora Thaís Ribeiro. Um dia para saborear pratos deliciosos preparados pelas famílias dos alunos. A última atividade foi organizada pelo Infantil 5C – Auto Escola, da professora Cristiene Manhães. O “Circuito Sobre Rodas”, além de finalizar a arrecadação de dinheiro para alcançar o objetivo final, trabalhou com as crianças a conscientização do trânsito, tendo como temática o Maio Amarelo.

Desta forma, durante todo o semestre, os alunos do Infantil 5, junto com suas famílias, se empenharam e conquistaram o objetivo: pouparam dinheiro e curtiram um dia de lazer no Recanto Calasanz. Um sucesso!

Clique aqui e veja algumas fotos…

Projeto estimula a Educação Financeira nas turmas do Infantil 5