O trabalho de liderança do Colégio Ibituruna tem como base o projeto “O Líder em Mim”, que busca desenvolver as habilidades socioemocionais fundamentais para formar um cidadão mais atuante e preocupado com o todo. Como parte integrante da grade curricular, o conteúdo do OLEM é inserido nas disciplinas de forma a agregar ainda mais conhecimento.

A professora de Literatura, Betinha Camilo, é um bom exemplo dessa integração. Após a leitura do livro “Na Ilha do Dragão”, de Maristel Alves Santos, as turmas do 7º ano analisaram o perfil de cada personagem. “O objetivo era que os alunos percebessem que o trabalho coletivo para a preservação da ilha fez a diferença. Então, eles identificaram quais dos 7 hábitos os personagens possuíam”, explica a professora. Por fim, cada turma construiu a conta bancária da sala, mostrando as conquistas alcançadas com a atividade. “Para isso, os alunos construíram diagramas que ficaram expostos nas paredes do corredor. Foi uma experiência incrível!”, detalha Betinha.

Já a professora Keila Nascimento, dentro da proposta do projeto de liderança, trabalhou com o 8º ano o tema “bullying”. Para exemplificar o impacto gerado pela prática, a apostila trouxe um texto com um caso verídico que aconteceu nos Estados Unidos. “O adolescente Keaton Jones gravou um vídeo falando sobre sua experiência com o bullying. A gravação viralizou na internet e desencadeou uma onda de solidariedade entre celebridades internacionais”, explica a professora. Assim, Keila propôs aos alunos que fizessem posters para colar em lugares estratégicos da escola. “Os posters da campanha Bullying x Gentileza (Bullying x Kindness) foram colocados na porta de cada sala do colégio para estimular, também, a cidadania e a solidariedade”.

Além das aulas, o projeto busca desenvolver a autonomia dos alunos. Um exemplo, foi o registro feito pela líder de TIC do 7º ano C, Laura Barbosa. A turma, assim como as demais, foi convidada a preencher o Diagrama de Lótus (ferramenta de geração e organização de ideias) para pontuar as sugestões e estratégias nos seguintes pontos: disciplina, explicação de conteúdo e dever de casa. Todas as propostas foram apresentadas aos professores e a coordenação do segmento no conselho de classe, que pela primeira vez, contou com a participação efetiva dos alunos em busca da melhoria da excelência de ensino.

Clique aqui e confira algumas fotos de cada momento.

Ensino Fundamental 2 – Projeto de Liderança estimula autonomia e cidadania