No Maternal, o desenvolvimento das crianças depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas. Pensando nisso, as professoras Janaína Foutain e Juliana  Júdice buscam continuamente oportunizar momentos que estabeleçam o contato da criança com o mundo por meio dos sentidos. Assim, são desenvolvidos com os alunos, projetos de percepção das sensações a partir de atividades de experimentação de forma prazerosa, lúdica e educativa.

No último mês, o Maternal 2B, da professora Janaína, explorou as cores, transformando as crianças em navegadores. “Imitamos com tinta guache a cor da água do mar e brincamos dando movimento ao barquinho de papel na água”. Já o Maternal 2A embarcou em uma viagem marítima com a  professora Juliana, ao som de “ô Marinheiro, marinheiro, marinheiro só”.

As brincadeiras de faz de conta estão sempre presentes no aprendizado das turmas do Maternal. Um exemplo disso foi a linda Festa do Faz de Conta, que teve como propósito desenvolver a imaginação e o pensamento das crianças. “As massinhas viraram docinhos, os blocos de montar formaram o bolo, a espuma no espetinho virou churrasquinho e água com anilina transformaram-se nas bebidas”, detalha a professora Janaína.

Através da escuta e da observação, as crianças descobrem um mundo de possibilidades. Novas brincadeiras são, consequentemente, uma nova aprendizagem. No universo lúdico, o Maternal 2B, fez compras no supermercado da Vila Calasanz. Com o objetivo de trabalhar a motricidade, o conhecimento matemático e o olfato, a professora Janaína realizou diversas brincadeiras com os alunos. “Após fazermos as compras, contamos quantos potes adquirimos e brincamos de abrir e fechar cada embalagem. Quando as crianças perceberam que cada pote tinha um cheiro, propus a brincadeira de adivinhar, com os olhos vendados, qual era o alimento. Momento fantástico”, afirma a professora.

Segundo Rubem Alves, “devemos dar sabor ao nosso saber e ensinar os alunos a degustarem as coisa”. Com certeza, as crianças do nosso Maternal 2 têm degustado o saber e, a cada dia, ficam mais sedentos e famintos por conhecimento.

Clique aqui e confira algumas fotos das atividades desenvolvidas nos últimos 30 dias com os nossos alunos.

Atividades lúdicas desenvolvem o aprendizado das crianças do Maternal 2