Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site.... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

O trabalho de liderança do Colégio Ibituruna tem como base o projeto “O Líder em Mim”, que busca desenvolver as habilidades socioemocionais fundamentais para formar um cidadão mais atuante e preocupado com o todo. Como parte integrante da grade curricular, o conteúdo do OLEM é inserido nas disciplinas de forma a agregar ainda mais conhecimento.

A professora de Literatura, Betinha Camilo, é um bom exemplo dessa integração. Após a leitura do livro “Na Ilha do Dragão”, de Maristel Alves Santos, as turmas do 7º ano analisaram o perfil de cada personagem. “O objetivo era que os alunos percebessem que o trabalho coletivo para a preservação da ilha fez a diferença. Então, eles identificaram quais dos 7 hábitos os personagens possuíam”, explica a professora. Por fim, cada turma construiu a conta bancária da sala, mostrando as conquistas alcançadas com a atividade. “Para isso, os alunos construíram diagramas que ficaram expostos nas paredes do corredor. Foi uma experiência incrível!”, detalha Betinha.

Já a professora Keila Nascimento, dentro da proposta do projeto de liderança, trabalhou com o 8º ano o tema “bullying”. Para exemplificar o impacto gerado pela prática, a apostila trouxe um texto com um caso verídico que aconteceu nos Estados Unidos. “O adolescente Keaton Jones gravou um vídeo falando sobre sua experiência com o bullying. A gravação viralizou na internet e desencadeou uma onda de solidariedade entre celebridades internacionais”, explica a professora. Assim, Keila propôs aos alunos que fizessem posters para colar em lugares estratégicos da escola. “Os posters da campanha Bullying x Gentileza (Bullying x Kindness) foram colocados na porta de cada sala do colégio para estimular, também, a cidadania e a solidariedade”.

Além das aulas, o projeto busca desenvolver a autonomia dos alunos. Um exemplo, foi o registro feito pela líder de TIC do 7º ano C, Laura Barbosa. A turma, assim como as demais, foi convidada a preencher o Diagrama de Lótus (ferramenta de geração e organização de ideias) para pontuar as sugestões e estratégias nos seguintes pontos: disciplina, explicação de conteúdo e dever de casa. Todas as propostas foram apresentadas aos professores e a coordenação do segmento no conselho de classe, que pela primeira vez, contou com a participação efetiva dos alunos em busca da melhoria da excelência de ensino.

Clique aqui e confira algumas fotos de cada momento.

Ensino Fundamental 2 – Projeto de Liderança estimula autonomia e cidadania