Cabeça baixa, os olhos estão fixados na pequena tela enquanto o dedo desliza alternando entre redes sociais, jogos e ligações. É assim que boa parte das pessoas passam o dia, seja na rua, em casa ou no trabalho e até mesmo pendurado em um fio de carregador. O celular virou um companheiro inseparável de seu dono, mas as pessoas esquecem que toda relação tem os seus conflitos.

O uso excessivo do celular além de trazer problemas de saúde como dor de cabeça, pescoço e lombalgia, é a causa de mais 1,3 milhões de mortes no mundo, principalmente entre jovens de 14 a 24 anos de idade. Como o tema é de relevância para as escolas, alunos do curso de Medicina da UFJF-GV, em parceria com a Liga Neuro em Ação, realizaram a palestra “O mau uso do celular e a lombalgia”, na manhã da última terça-feira, 27, a fim de conscientizar as turmas do 7° ano sobre os riscos da má postura e do uso em excesso de smartphones.

O Neurocirurgião e palestrante Ivan Magalhães explica que a campanha é nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia “A gente prepara e divulga na nossa região essas ações por meio da Universidade, da Liga Acadêmica de Neurocirurgia, com o objetivo de prevenir sobre os acidentes”.

Os efeitos da palestra foram imediatos, a aluna Giovanna Cândida é um exemplo. A adolescente reconheceu a má postura e o excesso em usar o celular, e garantiu que vai mudar seus hábitos: “A gente tem que mudar pra melhor, porque se persistimos no mesmo erro pode acarretar problemas maiores no futuro, sérios danos no meu corpo e eu não quero isso pra mim”.

Faça como Giovanna, cuide do seu bem estar e mude os hábitos que não somam, pois a sua maior riqueza é a saúde!

Veja fotos aqui!

Alunos da UFJF promovem palestras sobre o mau uso do celular e a lombalgia