Trocar conhecimento e, principalmente, ajudar outros alunos a se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares. Esses são os dois pontos principais que motivaram dez alunos do Ensino Médio do Colégio Ibituruna a criarem no Instagram, o Enem Simplifica – @enemsimplifica. “Sempre tivemos o costume de fazer resumos dos conteúdos das disciplinas para auxiliar no estudo e os nossos amigos sempre pediam. Como a gente já sabia que existia outras contas com esse intuito, resolvemos nos organizar para criar a nossa”, explica Filipe Magno.

Studygram são contas dedicadas ao estudo e, segundo dados do Instagram, têm se popularizado. Afinal, conhecimento compartilhado é conhecimento que não se perde. Com idade entre 17 e 18 anos, a turma do Colégio Ibituruna garante que a grande motivação é ajudar os colegas. “Principalmente a galera que sofreu com as greves e que precisa correr atrás do tempo perdido. Procuramos atender os pedidos de temas que recebemos. E, além disso, quem tiver alguma dúvida, pode nos perguntar que buscamos a resposta com os professores”, destaca Carolina Lobo.

Quantidade de postagens, temas dos resumos, layout. Tudo é discutido em grupo. “Mas queremos destacar que além dos resumos, também tentamos ajudar com o planejamento de estudo, inspiração e motivação”, pontua Natália Cadetti. O Enem Simplifica tem menos de dois meses e os alunos confirmam que a cada dia recebem feedbacks tão positivos que já definiram que vão continuar com o projeto. “A nossa proposta vai muito além do Enem. Temos muita coisa pronta que precisa ser compartilhada. Não queremos parar nem quando entrarmos na faculdade”, afirma Luana Costa.

Participam do projeto os alunos: Filipe Magno, Eduarda Delorto, Carolina Lobo, Clara Castro, Natália Cadetti, Luana Costa, Ana Luiza Siman, Gabriela Fernandes, Brunna Soares e Vitória Guidine.

Clipping eletrônico – matéria veiculada no Diário do Rio Doce no último sábado.

Alunos do Colégio Ibituruna criam rede social para auxiliar no Enem