Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio: o setembro amarelo. Com o objetivo de falar sobre o assunto, que ainda é um tabu na sociedade, e alertar os alunos, a equipe de professores do 8° ano realizou a palestra “Suicídio: Sua vida vale mais!” para as turmas na manhã de quinta-feira, dia 27.
A psicóloga do colégio Elen Quintão e o Padre Enivaldo Oliveira foram os palestrantes convidados. Elen iniciou o momento abordando os fatores mais comuns que podem desencadear o suicídio na adolescência, como a depressão e o transtorno bipolar. Já o Padre Enivaldo contou como a Igreja mudou a sua visão em relação ao tema, o reconhecendo como um problema de saúde que precisa de atenção.
Após as falas dos palestrantes a diretora pedagógica Cristina Avelino reforçou quatro palavras essenciais naquele momento: silêncio, visão, escutar e vida: “Não silenciem, conversem com alguém que vai poder ajudar. Tenham a sensibilidade de prestar atenção no próximo e sejam um bom ouvinte para quem precisa desabafar. E, principalmente, priorizem a vida, pois ela é a escolha mais importante de tudo”.
Em seguida, iniciou o momento de tirar as dúvidas. Perguntas como “o excesso de tarefas escolares pode trazer algum transtorno para o aluno?”, “qual a melhor maneira de se abordar alguém com depressão?” e “como é realizado o diagnóstico na pessoa?”, foram alguns dos questionamentos levantados pelas turmas. O evento foi finalizado pela coordenadora Grasiela Rodrigues que se colocou à disposição, junto com os demais professores, para ajudar, ouvir e aconselhar quem estiver passando por algum problema.

Veja fotos aqui!

Prevenção ao suicídio é tema de palestra para alunos do 8° ano