As crianças estão sempre em constante evolução. Todo dia é uma nova palavra que se descobre, aprendendo a reconhecer, escrever e ler. A cada semana de aula, um novo mundo mágico e cheio de significados se abre para elas. O Passeio na Vila desta semana é com a turma do 1º ano D (Web Vila), da professora Riza Borba. Os alunos estavam animados e empenhados em uma aula que tem muito do que falamos inicialmente.

Com a ajuda do alfabeto móvel, os alunos se divertiram aprendendo. A professora ditava nomes de animais e as crianças precisavam achar as letras que formavam as palavras: siri, baleia, peixe, golfinho e camarão. Ao final da atividade, cada aluno passou para a folha de exercício o desenho e o nome aprendidos.

É importante destacar, que o uso do alfabeto móvel nas aulas ajuda a criança na linguagem, encorajando a leitura, a escrita e a fala. Auxilia ainda na coordenação, pois ajuda a praticar movimentos de forma efetiva. Para os alunos, esse tipo de atividade é importante porque ajuda a perceber que palavras diferentes, por exemplo, podem variar quanto ao número e ordem das letras, que é possível identificar semelhanças sonoras presentes em sílabas e que as vogais aparecem em quase todas as palavras da nossa língua, dentre outras aprendizagens.

Veja fotos aqui!

Passeio na Vila – Dia de alfabeto móvel no 1º ano D