Como separar as Ciências da experimentação? Impossível, não é mesmo?! Afinal, o que dá suporte para a aplicação e validação para as diversas teorias formuladas são a comprovação e a verificação prática dos conceitos estudados. Por isso, é de grande valia o uso de experiências e aulas práticas no ensino de disciplinas como Física, Química e Biologia, pois, também, despertam o interesse dos alunos e os ajudam no aprendizado teórico.
No caso da Física, a aplicação prática auxilia a despertar a análise crítica, a construir conteúdos de forma mais consistente e a capacidade de resolução de problemas. Pensando nisso, o professor Wagner Sandre propôs aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, como parte de suas tarefas, uma semana de apresentação de experimentos de Física.
Os fenômenos físicos estão presentes em nossa vida e podem ser experimentados de forma simples, sem a necessidade de equipamentos caros ou laboratórios de ponta. Assim, divididos em grupos, os alunos fizeram uso de materiais reciclados e, na sua maioria, de uso caseiros, para recriar experimentos que revelasse o uso da Física no nosso cotidiano, suas propriedades e aplicações. “A atividade foi bem proveitosa e lúdica, fazendo com que o mundo da Física se aproxime um pouco mais do nosso, tornando o aprendizado não uma tarefa árdua, mas sim uma descoberta prazerosa e gratificante”, destacou o professor.

Confira as fotos!

3ª série – Experimentos revelam fenômenos físicos do nosso cotidiano