A Vila Calasanz do Colégio Ibituruna é um espaço privilegiado no trabalho com a formação do cidadão autônomo e participativo. Um espaço destinado aos alunos do Maternal ao 1º ano, que é utilizado como um recurso, uma  metodologia de trabalho para dar vida aos conteúdos curriculares, tornando-os mais interessante para as crianças.

Sabemos que a educação é dinâmica. Neste contexto, a Educação Infantil é uma das etapas mais importantes ao desenvolvimento do indivíduo, pois favorece não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional. Por isso, observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico.

Neste primeiro trimestre de aula, as professoras Gracy e Janaína, juntamente com a coordenação, observaram o interesse do Maternal 2A (Casa de Brinquedo) pelo mundo animal e do Maternal 2B (Pet Shop) pelo mundo dos brinquedos. Após analisar profundamente o caso foi proposto às turmas a mudança de sala (estabelecimentos). Para facilitar a compreensão da troca para as crianças, o momento da mudança foi organizado com direito ao caminhão de frete.

Na semana seguinte, as turmas organizaram as reinaugurações dos estabelecimentos, já sob nova direção e propostas. Toda a Vila foi convidada a participar dos momentos, repletos de aprendizagens e brincadeiras, que ocorreram na segunda (Casa de Brinquedo – 2B) e sexta-feira (Pet Shop – 2A).

Veja fotos aqui.

Estabelecimentos da Vila Calasanz sob nova direção