O brincar é um meio pelo qual os seres humanos exploram uma variedade de experiências em diferentes situações, sendo um instrumento de ensino no processo de construção do conhecimento. Durante as brincadeiras as crianças desenvolvem sua imaginação, passando a descobrir o mundo que as cerca e reinventando as ações que vivenciam.

Com base nisso, as turmas do Maternal fazem uso de diversos tipos de materiais concretos para estimular o aprendizado. Assim, o Maternal 2 da professora Janaína abusou da criatividade usando massinha, canudinhos e frufru. “As crianças sopraram no canudinho com toda a força do Lobo Mau até tirar do lugar os frufrus. Além disso, com o movimento leve das mãos fizemos cobras, as quais foram transformadas em círculos, que se assemelha a nossa cabeça e, juntamente com o uso dos outros frufrus, montamos o nosso rosto”, explica a professora.

É importante destacar que a brincadeira do sopro também serve como estímulo para a musculatura da boca, melhorando a postura das bochechas, dos lábios e da língua, contribuições importantes para uma boa fala. Já, ao construir o rosto com a massinha e frufrus, trabalha-se com as crianças a percepção das partes do corpo humano.

Veja algumas fotos aqui…

A utilização de materiais concretos e do lúdico no aprendizado do Maternal 2
Tags: