Quando o processo de ensino-aprendizagem vai para além dos muros da escola, o aluno ganha ainda mais conhecimento, pois a formação se torna integral. Uma educação que prepara a criança para a vida, para o meio em que está inserida e se relaciona, é capaz de transformar toda uma sociedade. É com este pensamento que a nossa equipe de professores tem planejado as vivências do projeto ‘‘Trânsito Consciente’’. Um exemplo? A volta educativa no quarteirão da escola que foi realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Uma turma por vez, acompanhada pela professora e a coordenação e/ou a orientação, percorreram toda a calçada do nosso quarteirão para uma aula especial. Enquanto caminhavam, os alunos puderam identificar placas e outras sinalizações, além de compreender e refletir, por meio das orientações da professora, ações que possam ser feitas para o cumprimento das leis de trânsito em prol de um trânsito mais seguro para todos, principalmente, no entorno da nossa escola. Educar para além dos muros da escola é papel fundamental para quem busca formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Volta educativa: “Trânsito Consciente” – 1º ano