Um trânsito mais seguro só é possível com colaboração e a compreensão de todos. Por isso, o Colégio Ibituruna está sempre em diálogo com o departamento de trânsito, para buscar soluções que permitam mais organização e segurança aos nossos alunos nos horários de entrada e saída da escola.

Reunião realizada no dia 22 de novembro, com membros do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário da nossa cidade.

Neste mês de fevereiro, o Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário tem realizado a OPERAÇÃO PORTA DE ESCOLA, que “é uma ação com planejamento em etapas de estudo do local, demarcação de espaços para embarque e desembarque instalação de sinalizações viárias fiscalização e outras providências que necessitam ser praticadas diariamente por todos os usuários para reduzir atender a necessidade do fluxo viário principalmente familiares  e alunos nos horários de embarque e desembarque”

Anualmente, realizamos diversas ações educacionais internas como forma de sensibilizar os alunos, famílias e comunidade para que tenhamos um trânsito mais organizado e seguro.

Desde o ano passado, atendendo ao pedido das famílias, reorganizamos os horários de entrada e saída dos segmentos, como forma de melhorar o fluxo, evitar aglomerações e cuidar da saúde de todos.
É fundamental que toda a comunidade escolar fique atenta a algumas orientações do Departamento, a fim de garantir um trânsito mais seguro e evitar infrações que podem acarretar em aplicações de multas:
  • Faça o embarque e o desembarque dos alunos de forma rápida e segura. Não pare para conversar com colegas, outros pais e funcionários.
  • Não estacione em locais proibidos ou inadequados: faixa de pedestre, fila dupla, guia rebaixada da escola, vagas especiais, garagens e no local determinado para embarque e desembarque dos transportes escolares.
  • Se não tiver vaga no momento da chegada ou saída, pare mais distante e caminhe com o seu filho até a porta da escola. É mais seguro.
  • Não pare em cima da faixa de segurança ao buscar o seu filho.
  • Respeite as sinalizações e reduza a velocidade em todo o entorno da escola.
  • As crianças devem atravessar na faixa de segurança sempre na presença de algum familiar ou responsável.
  • Fique atento ao horário de entrada e saída indicados pelas coordenações dos segmentos.
  • Pratique a carona solidária.
  • Pedestre tem sempre a preferência. Ao ver um transeunte próximo à faixa, pare o carro e deixo-o passar.
  • E se você estiver a pé, atravesse somente na faixa de pedestre e tenha certeza de que os carros pararam para você passar. Segure bem a mão das crianças durante a travessia.
As orientações acima pontuam regras básicas que vão além da segurança no trânsito, pois reforçam o respeito aos direitos de todos e o exercício da cidadania. Contamos com a compreensão e colaboração de todos para um trânsito mais seguro.
***Texto com informações de documentos do Detran e do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário de Governador Valadares.
SEJA LEGAL NO TRÂNSITO!