A realidade atual do planeta Terra é assustadora. Diariamente, acompanhamos nos noticiários dificuldades e desastres de âmbito mundial, como a falta de água. Tendo em vista que a geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais, o ensino sobre sustentabilidade na escola se tornou um assunto indispensável. Por isso, a equipe do 4º ano do Ensino Fundamental 1 desenvolveu com os alunos, nas aulas de Geografia, atividades com o tema “Sustentabilidade e Consumo Consciente”.

Trabalhar os conceitos de sustentabilidade na escola é ensinar um conjunto de práticas mais conscientes focado no futuro do planeta. Os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância, o que reforça a importância de se trabalhar o tema entre os alunos. “A mudança de comportamento do consumidor deve acontecer acompanhada da mudança da ideia de que para ser feliz é necessário consumir cada vez mais produtos que não são essenciais à vida”, destacaram as professoras Cida, Flávia e Flaviane.

Pensando nisso, para que os alunos vivenciassem uma ação sustentável, as professores realizaram uma “Feira de troca de livros” (usados). A atividade interdisciplinar uniu as disciplinas de Português e Geografia. Cada aluno trouxe um livro literário que tinha em casa. Na sala, produziu um “Anúncio Publicitário” sobre a obra, o qual ficou exposto na parede próximo a banca de livros de cada turma. A feira foi um sucesso, com alguns exemplares sendo disputadíssimos entre os colegas. Assim, além de trabalhar a questão do consumo consciente, as professoras também conseguiram incentivar o hábito da leitura entre os alunos.

Confira algumas fotos…

4º ano: Feira de Livros trabalha conceitos de Sustentabilidade e Consumo Consciente entre os alunos