Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site.... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

A realidade atual do planeta Terra é assustadora. Diariamente, acompanhamos nos noticiários dificuldades e desastres de âmbito mundial, como a falta de água. Tendo em vista que a geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais, o ensino sobre sustentabilidade na escola se tornou um assunto indispensável. Por isso, a equipe do 4º ano do Ensino Fundamental 1 desenvolveu com os alunos, nas aulas de Geografia, atividades com o tema “Sustentabilidade e Consumo Consciente”.

Trabalhar os conceitos de sustentabilidade na escola é ensinar um conjunto de práticas mais conscientes focado no futuro do planeta. Os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância, o que reforça a importância de se trabalhar o tema entre os alunos. “A mudança de comportamento do consumidor deve acontecer acompanhada da mudança da ideia de que para ser feliz é necessário consumir cada vez mais produtos que não são essenciais à vida”, destacaram as professoras Cida, Flávia e Flaviane. 

Pensando nisso, para que os alunos vivenciassem uma ação sustentável, as professores realizaram uma “Feira de troca de livros” (usados). A atividade interdisciplinar uniu as disciplinas de Português e Geografia. Cada aluno trouxe um livro literário que tinha em casa. Na sala, produziu um “Anúncio Publicitário” sobre a obra, o qual ficou exposto na parede próximo a banca de livros de cada turma. A feira foi um sucesso, com alguns exemplares sendo disputadíssimos entre os colegas. Assim, além de trabalhar a questão do consumo consciente, as professoras também conseguiram incentivar o hábito da leitura entre os alunos.

Confira algumas fotos…

4º ano: Feira de Livros trabalha conceitos de Sustentabilidade e Consumo Consciente entre os alunos