Oratório do Colégio Calasanz – Buenos Aires/ Argentina

tudo o que vocês na oração pedirem com vocês receberão.

Mt 21,22

O encontro de Oração Contínua, que aconteceu em Buenos Aires, reunindo educadores dos colégios escolápios da América, favoreceu que os participantes aprofundassem os estudos com os documentos que refletem as orientações de Calasanz sobre a Oração Contínua: “Uma escola calasância de oração”, “São José de Calasanz, professor de oração” e, por fim, “Uma aproximação histórica: Educação e Piedade nas escolas pias”.

Na formação, foi possível perceber que esses documentos servem de inspiração para todo escolápio. Pois, confere importância à formação humana e cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens, visto que insere a escola numa dinâmica missionária da Igreja a partir de uma resposta explícita: transformação social e anúncio do Evangelho.

O coordenador da pastoral do Colégio Ibituruna, Leonardo Soares, da Província Brasil Bolívia, participou do encontro, apresentando um material de como vem acontecendo a Oração Contínua nos colégios do Brasil.

Padre Pedro Aguado proferiu um discurso de agradecimento pautado em três palavras: gratidão, tarefa e oração. Gratidão pela disponibilidade de todos para aprender e estar no encontro; uma tarefa de responsabilidade de transmitir os principais verbos para o desenvolvimento da Oração Contínua e, por último, a oração pelas vocações escolápias.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a Oração Contínua com as crianças do Colégio Calasanz de Buenos Aires. Crianças e jovens encantadores, que demonstraram conhecer e admirar nosso santo padroeiro, São José de Calasanz.

Enfim, esse encontro nos proporcionou vivenciar a oração de Calasanz que possibilita oferecer as chaves fundamentais do ensino e da prática orante, convidando todos a ativarem a dimensão interna do encontro e do diálogo com Deus, um elemento essencial na proposta pedagógico-pastoral das Escolas Pias.

Clique e veja as fotos

Folder Oração Contínua

Folder Oración Continua (espanhol)

Vídeo Oração Contínua