A comunicação é uma via de mão dupla. Saber se comunicar bem vai além de ter uma boa oratória. Ser um bom comunicador envolve, antes de tudo, saber ouvir. Em um mundo em que todos estão sempre prontos a apresentar e defender suas opiniões, faz-se necessário parar para acolher com atenção sincera o que o outro tem a dizer. Assim, a diretora pedagógica Cristina Avelino Alvarenga iniciou, na última semana, o evento “Café com a Direção”. “É uma ação que busca a integração entre os alunos e a direção, tendo como objetivo a “escuta” sobre os anseios dos nossos alunos. Quero ouvir suas sugestões e críticas no que tange o nosso espaço escolar”, destaca.

Os primeiros convidados foram os alunos das turmas da 3ª série do Ensino Médio. A escolha dos cinco participantes foi feita por sorteio. O momento, que aconteceu durante os intervalos, foi dividido por turma, com duração de 15 minutos, na sala da direção. Um bate-papo descontraído para conhecer as expectativas e desafios quanto à última etapa do Ensino Regular.

Artur de Tassis, Gabriela Dias, Jamily Pereira, Laryssa Silva e Leonardo Coelho foram os sorteados da turma A. Para começar, a diretora quis saber se eles se sentiam parte do colégio e a resposta foi unanimemente positiva. “Desde que me entendo por gente faço parte do Ibituruna. Vivi a experiência de sair e estudar em outra escola. Senti muita falta e quando voltei foi aquela sensação de que aqui é o meu lugar”, destacou Jamily. Já experiência do Arthur foi um pouco diferente. “Eu era novato no ano passado e tive medo de não me sentir parte, mas desde o primeiro momento eu me senti em casa”, pontuou. “Chega a ser triste pensar que ano que vem não estaremos mais aqui, pois somos uma família”, completou Laryssa.

Nas três oportunidades, Cristina conversou com os alunos sobre o compromisso do colégio de orientar sobre a escolha profissional e o projeto de vida de cada um. “Vocês precisam ser felizes aqui dentro, não pela referência do colégio, mas por vocês mesmo, para que alcancem o que almejam. É muito importante para nós contribuir na caminhada de vocês”. Os alunos da turma B falaram sobre as particularidades de algumas dificuldades. “Cada um possui suas limitações e preferências, mas a equipe sempre está disposta em nos ajudar. É muito bom poder me sentir parte do colégio”, afirmou Enzo Garajau, que participou do café junto com os colegas  Lívia Coelho, Gabriel Marcos, Arthur Philipe e Luíla Vilela.

Os medos e anseios do último ano foram destacados pelos alunos da turma C: Beatriz Carvalho, Henrique Angelo, João Pedro, Luma Oliveira e Marcella Gomes. “Sou muito emotiva e isso às vezes me atrapalha. A verdade é que tenho medo de nada dar certo. De escolher a profissão errada. O apoio de vocês é muito importante e me ajuda bastante nesse desafio de controlar o meu emocional”, desabafou a aluna Beatriz. “Estamos aqui para ajudá-los. Vocês são muitos novos e é normal ter medo. Pensem sempre na felicidade de vocês, abandonem toda negatividade e saibam que a vida também é feita de recomeços”, pontuou a diretora. “Por iniciativas como essa e por tudo que o Colégio oferece, pela união que existe entre todos, que eu nunca nem pensei na possibilidade de sair do Ibituruna”, destacou Luma.

Em breve divulgaremos outros encontros do projeto “Café com a Direção”. Clique aqui e confira as fotos do evento com as turmas da 3ª série.

Alunos da 3ª série participam do Café com a Direção