Andar por Ouro Preto é fazer uma viagem no tempo. Famosa por seu lindo cenário com ilustres casarões coloniais, arquitetura barroca e ladeiras de paralelepípedos, o município é um dos polos culturais, históricos e turísticos mais importantes de Minas Gerais e do Brasil. Além de abrigar grande parte dos registros e documentos do Ciclo do Ouro da região, a cidade é considerada Patrimônio Nacional, Monumento Nacional e, em 1980, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para enriquecer a cultura e o conhecimento das turmas do 8° ano, os professores responsáveis pelas disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura e Geografia, promoveram uma visita pedagógica à cidade. A viagem teve como propósito expandir o currículo escolar das turmas por meio do trabalho com suas competências e habilidades, as quais passaram a fazer parte por meio das experiências por eles vivenciadas in loco.

No local, os alunos aprenderam sobre objetivos específicos de cada uma das disciplinas, e alguns conhecimentos gerais, tais como, valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, aspectos socioculturais de outros povos e nações. Eles também entenderam que o aprendizado pode ocorrer fora do ambiente escolar, desde que a  percepção daquilo que se observa seja o foco principal das atividades educativas.

Veja algumas fotos aqui…

Visita pedagógica: alunos do 8º ano conhecem Ouro Preto e sua história