Você sabe o que é Cheerleading? Se veio em sua mente “aquela dança com pompons coreografada”, pare um minutinho e leia este texto. Nascida nos Estados Unidos, em 1869, a modalidade é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como  esporte oficial desde 2016. No Brasil, o crescimento do Cheerleading passa por uma fase de disseminação, mesmo assim, ainda enfrenta preconceitos e estigmas.

Para mostrar aos alunos do Ensino Médio que a prática vai muito além dos gritos de guerra e pompons, a professora Clarissa Neves, junto com alguns atletas universitários da Univale e UFJF-GV, organizou uma aula especial. A atividade revelou que a modalidade requer um intenso preparo físico e muito treinamento. Segundo dados da Universidade Federal de Uberlândia, a rotina de preparo físico de um Cheerleader é composta por treinos semanais de musculação, exercícios de movimentos de equipe, chamados de Stunt – em que 4 ou 5 pessoas fazem manobras de elevação da flyer. Ainda têm os treinos de ginástica e, às vezes treino na modalidade de competição individual, Best Cheer (O melhor Cheerleader). Não acaba por aí: os atletas também realizam exercícios de força, sincronia e  movimentos de todos os Stunts juntos para a construção de uma rotina de apresentação para competição e animação de torcida.

Você ainda acredita que o Cheerleading é apenas uma dança com pompons?! “Muitas vezes, o esporte é confundido com uma modalidade de dança. Na verdade, a dança é um facilitador para a atuação das atletas, auxiliando na flexibilidade e controle corporal, aparecendo somente  em cerca de “20% da coreografia”, destaca a professora.

*Dados da UFB: http://especializado.jor.br

Ensino Médio faz aula prática de Cheerleading