As competências socioemocionais fazem parte das novas diretrizes de organização das metas de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até o ano de 2019, todas as instituições de ensino do Brasil deverão se adequar. Mas no Colégio Ibituruna esse trabalho já vem sendo feito antes de virar regra, por acreditar que características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções têm impacto positivo no aprendizado dos alunos, além de forte influência na vida como um todo.

Por isso, tão importante quanto os conteúdos e práticas educativas é a atenção dada às habilidades socioemocionais. Confira o registro desse trabalho realizado pela professora Juliana Júdice, com a turma do Maternal 3C (Cooperativa da Vila), para ensiná-los a administrar a raiva, sem precisar bater nos coleguinhas. “Quando reconhecemos o que estamos sentindo, conseguimos adequar nosso comportamento à emoção, sem agir de maneira impulsiva. Podemos sentir raiva sim! Só precisamos respeitar o outro e não sermos agressivos”, explica a professora.

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Competências Socioemocionais no Maternal 3C