Certificação Toefl é no Ibituruna!”. Você já deve ter visto essa frase em nossas redes sociais e divulgações de marketing, não é mesmo?! Mas você sabe o que é o TOEFL? Caso não saiba e queira entender o que é essa certificação que o Colégio Ibituruna oportuniza aos seus alunos, continue lendo este texto. Vamos responder essa e outras perguntas para sanar todas as dúvidas.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TOEFL significa “Test of English as a Foreign Language”, ou seja, “Teste de Inglês como Língua Estrangeira”, sendo uma marca registrada da Educational Testing Service (Serviço de Testes Educacionais – ETS). Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que o TOEFL tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês, permitindo que o aluno acompanhe seu desempenho com referências mundiais. Afinal, o TOEFL é o exame de proficiência de inglês mais conhecido e respeitado no mundo, sendo utilizado por mais de 11 mil instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 150 países, incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e por toda a Europa e Ásia.

O TOEFL é dividido em cinco tipos: IBT (Internet Based Test), Essentials, ITP (Institutional Testing Program), Junior e Primary. Os dois últimos são os testes que serão aplicados para os nossos alunos do 5º e 9º anos.

Como dissemos, serão dois os testes aplicados em nosso colégio: TOEFL Primary e TOEFL Junior. O TOEFL Primary foi desenvolvido para alunos com mais de oito anos, permitindo medir as habilidades de comunicação em inglês, monitorando o progresso do aluno e ajudando a definir onde o aprendizado precisa se concentrar. O TOEFL Primary irá avaliar as habilidades linguísticas reading (compreensão de leitura) e listening (compreensão auditiva).
Já o TOEFL Junior, é recomendado para alunos com idade entre 11 e 16 anos e proporciona uma avaliação objetiva do progresso na proficiência em inglês, orientando o aluno a atingir todo o seu potencial. Esse teste é exigido por muitas escolas de intercâmbio espalhadas pelo mundo. O TOEFL Junior irá avaliar as habilidades linguísticas listening (compreensão auditiva), language form and meaning (estrutura da língua) e reading (compreensão de leitura).

Seja para assistir filmes, ouvir músicas, conseguir aproveitar uma viagem internacional, fazer intercâmbio ou, até mesmo, para conseguir uma vaga ou bolsa de estudo internacional, dominar a língua inglesa é vital para ampliar as oportunidades de futuro do seu filho! O TOEFL Primary e o TOEFL Junior tornam mais fácil para a nossa equipe de professores ajudar os alunos a melhorar as habilidades em inglês com ferramentas e recursos úteis, que vão alavancar a aprendizagem. Além disso, como já dissemos, no caso do TOEFL Junior, algumas escolas internacionais e programas de intercâmbio utilizam a pontuação da prova.

O TOEFL Primary será o teste aplicado para as nossas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Já o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais fará o teste TOEFL Junior.
Os testes são gratuitos para os nossos alunos.
A preparação para a prova, que está marcada para outubro, já está sendo feita por nossa equipe de professores e intensificada com as plataformas digitais da Richmond. Pais e alunos, qualquer dúvida com relação a conteúdo ou a acesso, procure sempre os professores ou a coordenação. Nosso trabalho está focado para que seu filho alcance as melhores pontuações!

Importante frisar mais uma vez: os testes TOEFL Primary e TOEFL Junior permitem que a evolução do inglês do aluno seja medida de forma muito precisa.
Além disso, o teste oferece uma certificação de proficiência de grande prestígio no mundo todo que irá ampliar as possibilidades de futuro do seu filho.

Depois de toda essa leitura, esperamos que você tenha entendido o que é o teste TOEFL e a importância dessa certificação na vida. Por isso, incentive o seu filho a estudar, ofereça apoio e estímulo para que ele possa aproveitar essa oportunidade, que é sem custo para as famílias, e, assim, alcançar bons resultados.
Agora você já sabe: “Certificação TOEFL é no Ibituruna!”.

Saiba mais sobre a nossa Certificação de Inglês