***Texto: Élen Márcia Simões Quintão – Psicóloga

Neste momento de isolamento social, em que as aulas presenciais estão suspensas, mas que a escola precisa dar continuidade ao conteúdo programado para o ano e ajudar no desenvolvimento do aluno, um questionamento se faz presente na realidade de todos: Como podemos nos organizar para criar e manter uma nova rotina sem tantos prejuízos?

É importante que essa organização seja feita junto com os filhos, principalmente, os pequenos. Criar e adaptar a uma “Nova Rotina”. Elaborar regras como: horário de acordar, horário de dormir, as refeições, horário de brincar, entre outros combinados. Deixe claro que “não estamos de férias”, que essa nova forma de estudar é necessária e precisa da colaboração de todos.

No momento das atividades escolares é interessante que os pais digam que não sabem todas as matérias, que não conseguem lembrar de alguns conteúdos e que, também, que não sabem ensinar igual a professora. Assim, diminuímos a expectativa e frustração de ambos.

O contexto atual colocou os pais no home office e as crianças em casa, por mais difícil que seja, busquem aproveitar isso. É um momento de fortalecer os vínculos, fazer refeições juntos e ter tempo para brincadeiras e conversas.

Será um alívio quando tudo isso passar e, ao mesmo tempo, sentiremos saudade dos momentos juntinhos em casa.

Rotina escolar em casa: Como criar?