A Formação Inicial Escolápia com os educadores do Colégio Ibituruna e da Obra Social Itaka Escolápios marcou o último sábado. Como parte importante do Projeto Pastoral, o momento buscou atender o objetivo da Programação Estratégica da Presença de Governador Valadares de “Oferecer Formação Inicial e Permanente ao Educador Escolápio”. O coordenador da Pastoral, Leonardo Soares, explica o objetivo dessa formação. “A missão da Escola Pia é evangelizar educando as crianças e jovens, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da integração de Fé e Cultura (“Piedade e Letras”), para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores da justiça e da paz. Para isso acontecer, é necessário que os educadores conheçam o carisma e a missão escolápios, tornando-se referência na tarefa educativa e evangelizadora” destaca .
Religiosos escolápios também participaram do momento. Os padres Arilson, Vitório e Benito, e o Diácono Fabrício, assessoraram a formação apresentando a bonita história de São José de Calasanz, seu carisma e missão, a Rede Itaka Escolápios, a presença dos escolápios no mundo e na Província Brasil-Bolívia. Também contribuíram na formação, a diretora titular do colégio, Cláudia Lopes, que expôs sobre a Fraternidade Escolápia e, o coordenador Leonardo que falou sobre o Projeto Pastoral e suas três grandes linhas: Preparar o ambiente de fé, Cultivar a fé cristã e Celebrar a vida da fé.
O encontro finalizou com testemunhos dos participantes no quanto os escolápios fizeram e fazem a diferença na vida de muitas pessoas. “O momento foi um passo importante para consolidar, ainda mais, a identidade escolápia entre os educadores que contemplam as obras”, destaca Leonardo.

Veja fotos aqui!

Em foco: Formação Inicial Escolápia!