Dom José Maria Pires nasceu em Córregos, município de Conceição de Mato Dentro, Minas Gerais, no dia 15 de março de 1919.

Foi ordenado padre no dia 20 de dezembro de 1941 e bispo, no dia 22 de setembro de 1957.Dirigiu a diocese de Araçuaí e, depois, a arquidiocese de João Pessoa, na Paraíba. Faleceu no dia 27 de agosto de 2017, em Belo Horizonte (MG), aos 98 anos de idade.

Foi diretor do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, Minas Gerais, de 1 de agosto de 1947 a 2 de setembro de 1952. Foi, também, professor de Latim, Francês e Português.

Como arcebispo de Paraíba, destacou-se como grande catequista, pastor comprometido com a causa dos sofredores. Sua voz foi firme na defesa dos direitos dos fracos, dos negros, dos camponeses e dos operários. Ele faz parte do grupo dos grandes bispos brasileiros que defenderam, profeticamente, a democracia, a justiça social, as liberdades cívicas e a dignidade do povo. Junto com Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Paulo Evaristo Ars, Dom Pedro Casaldáliga e outros, marcou os rumos de uma igreja comprometida com os humildes e que faz opção preferencial pelos pobres.

O exemplo dele nos incentiva a continuar nesse caminho que procura a plena liberdade do povo brasileiro, que, ao longo da história, foi deixado de lado na tomada das decisões, e nos compromete na luta por uma sociedade mais justa e solidária.

O Colégio Ibituruna e os escolápios convidam você e a sua família a participarem da Eucaristia, na qual renderemos graças a Deus pela vida de Dom José Maria Pires, que é um dom para a Igreja e para todo o povo brasileiro. A mesma acontecerá no domingo, 3 de setembro, às 10 horas, no Colégio Ibituruna.

Missa por Dom José Maria Pires