Como complemento às aulas teóricas sobre DNA (ácido desoxirribonucleico), a professora Keila Lara (Biologia) fez uso de uma atividade de experimentação para que as turmas do 9º ano compreendessem melhor o conteúdo. Com o uso de materiais simples, como tomate, álcool, detergente, peneira, dentre outros, os alunos puderam verificar o aspecto do DNA. “Além disso, a partir da atividade, foi possível observar que o DNA pode ser encontrado em diversos tipos de células. O experimento também possibilitou o debate e o aprofundamento de questões científicas relacionadas à genética”, destaca a professora.
A atividade foi aprovada pelos alunos. “A aula prática, na minha opinião, foi incrível. Uma dinâmica diferente, mais interativa, que além de atrair muito a atenção, possibilitou entender como acontece tudo na prática”, destaca Elisa Santiago. O aluno Euller Borba concorda com a avaliação da colega de sala. “Eu achei a aula prática incrível, pois nos proporcionou um ótimo momento de interação e descontração com a professora e, também, com os demais colegas de turma”.
9º ano e a extração do DNA