Inovação e criatividade tem marcado o trabalho da nossa equipe. Sempre em busca de práticas pedagógicas capazes de estimular o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, nossos educadores têm explorado as ferramentas digitais ou materiais didáticos estimulativos.
Um exemplo é o trabalho realizado pelas professoras do 2º ano do Ensino Fundamental 1: a “CAIXA DA MATEMÁTICA”. A professora Daniela Porcaro explica como foi a construção dessa nova grande aliada dos alunos. “Alegria e envolvimento marcaram o momento. Cada criança construiu a caixa, personalizando-a com enfeites!”, relata.
De acordo com a professora, o objetivo é trabalhar desenvolvendo os conteúdos de acordo com a BNCC, dentro de todas as unidades temáticas: números, álgebra, geometria, grandezas, medidas, probabilidade e estatística. “A “CAIXA DA MATEMÁTICA” tem melhorado o desempenho das turmas de forma significativa. Os alunos têm aprendido brincando, ao experimentarem e manipularem os materiais de acordo com os conteúdos estudados”.
Palitos de picolé, fita métrica, cartela de números, borrachinhas de envolver dinheiro, dinheirinho e moedinha de papel, dados, sólidos geométricos, régua, copo de medidas, relógio, tangram, calculadora, cubo mágico… são exemplos de materiais que os alunos colocaram em suas caixas. E qual a utilidade? Pense conosco: aprender a ler as horas fica mais fácil com o manuseio de um relógio de ponteiros, não é mesmo?! Já os palitos de picolé e o material dourado são um suporte para realizar as operações matemáticas! Muito legal!
Clique aqui e confira alguns registros da turma da professora Daniela.
A “Caixa de Matemática” do 2º ano