No processo educativo proporcionamos um ambiente afetivo, seguro e estimulador, tendo como parceira a família. Dessa forma, acreditamos que as crianças terão mais liberdade, segurança e autonomia na construção do seu conhecimento, experimentando sentimentos, questionando e resolvendo conflitos.

Vivenciar uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, requer seriedade!
Essa concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular. Trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.
Aos pais e responsáveis cabe a escolha consciente e prudente do espaço educacional de que disporão seus filhos. À escola cabe dar as crianças uma formação tranquila e saudável, por meio de um projeto educacional alinhado com os novos tempos.

Valorizamos o que criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre.

Esse incentivo também se dá com o auxilio do material didático, que é próprio, com registros e atividades onde o aluno é parte. Material sempre inovador e que atende aos interesses do aluno integralmente, passando por constantes avaliações.

Nessa prática, a criança é livre para inventar, inovar e expressar-se também por meio da musicalização, literatura, Educação Física, projeto Mente Inovadora, que são jogos que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e as habilidades não cognitivas, iniciação científica com aulas no laboratório de ciências e na horta experimental, colagem, dobradura, pintura, desenho, recorte e das mais variadas formas de oralidade.

Quanto ao Nosso Espaço Físico – Vila Calasanz

Na Educação Infantil, trabalhamos de forma lúdica começando pelo espaço privilegiado que recebe as crianças. Nosso espaço conta com uma Vila denominada Vila Calasanz em homenagem ao fundador das escolas Pias. A Vila conta com estabelecimentos comerciais simulando uma mini cidade estimulando o empreendedorismo e a educação financeira nas crianças. Foi planejada para que as crianças vivenciassem normas e regras pertinentes a um bom cidadão. Daí, a existência de padaria, supermercado, Pet shop, Casa de Brinquedos, Rede Vila (de onde saem as notícias), Prefeitura (espaço público – sala dos professores- de onde saem os planejamentos para a Vila), Banco, Floricultura, Restaurante, Cinema, Posto de Saúde, Agência de Turismo, Cooperativa da Vila,Quitanda, Auto Escola, SPA (onde é vivenciado a importância da saúde(ciências) e a Web Vila. É uma verdadeira cidade em miniatura, favorecendo a formação e o desenvolvimento das funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos, percebendo e reconhecendo o aluno integralmente.

Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental

A Educação Infantil do Colégio Ibituruna procura explorar a criatividade da criança, proporcionando-lhe liberdade de expressão. Através de informações contextualizadas, oferece condições para que ela se sinta incentivada a questionar, refletir e opinar.

O nosso grande objetivo é formar uma criança capaz de desenvolver seu potencial, dentro de um ritmo próprio, vivenciar os conceitos em atividades práticas, desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, de pensar e estabelecer a base para a formação de um SER ético.

Linguagem Oral e Escrita

Promovemos experiências significativas de aprendizagem da Língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, constituindo se em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Para isto, nossas crianças aprendem desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa para expressar emoções, interagir com os demais, comunicar, informar, instruir e divertir. Assim iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente, pois absorvem uma concepção ampla de linguagem como forma de interação e ciente das funções da leitura/escrita.

Matemática

Na Educação Infantil, as atividades exploram uma variedade de ideias matemáticas, relativa a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico. No dia a dia são proporcionadas situações-problema para que as crianças saibam refletir e resolvê-las.

A Educação do Movimento- Educação Física

A finalidade da Educação Física é de contribuir para o desenvolvimento neuropsicomotor dos alunos, conscientizando-os sobre a saúde de seu corpo e da lateralidade, ter o domínio do corpo, saber situar-se no espaço e dominar o tempo, adquirir habilidades suficientes e coordenação dos seus gestos. Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência. A exploração do ambiente e do espaço por movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas. As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Conhecimento da Natureza e da Sociedade

As Ciências da Natureza desenvolve um trabalho denominado Natureza e Sociedade que reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são  respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais. Sabemos que o mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Na escola, como integrantes de grupos socioculturais singulares, as crianças vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. Muitos são os temas pelos quais as crianças se apropriam, como: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, notícias da atualidade e histórias de outros tempos. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.

Linguagem da Arte/Musicalização

Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns na Educação Infantil. Mas é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido de diversas maneiras.  A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão. Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados. No dia a dia, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos, aprendendo também a explorar sons, desenvolvendo sua musicalidade. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.

Formação Religiosa

O trabalho é desenvolvido de forma que a criança tenha condições de interiorizar suas experiências e suas descobertas. No dia a dia, proporcionamos momentos para o envolver consigo mesmo, com o outro e com DEUS, interiorizando valores humanos e espirituais. Todos os dias as nossas atividades são iniciadas com a oração espontânea.

Literatura

As atividades são elaboradas para provocar e seduzir os alunos com leituras vibrantes e vitais.

Elegemos temporariamente  textos que propiciem conhecer a diversidade possível existente dentro de um mesmo gênero como, por exemplo, ler o conjunto da obra de um determinado autor ou ler diferentes contos sobre Saci-Pererê, dragões ou piratas, ou várias versões de uma mesma lenda, e outros. A organização do espaço físico é aconchegante, com almofadas, iluminação adequada e livros, revistas, organizados de modo a garantir o livre acesso às crianças. Esse acervo contém textos dos mais variados gêneros, oferecidos em seus portadores de origem: livros de contos, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas, almanaques.

Coordenação: Lívia Flávia Rosado

Orientadora: Millena Mendes

Proposta Pedagógica