Ser protagonista do próprio processo de aprendizado, treinando habilidades que serão fundamentais ao longo da trajetória educacional e profissional. Essa é a ideia central da educação maker. Sempre em busca de ofertar uma educação de excelência, neste ano, o laboratório do colégio foi todo renovado e preparado para que os alunos possam colocar a mão na massa e testar na prática as teorias aprendidas em sala de aula.

A professora de Química, Daiane Lima, tem utilizado bem o espaço junto com as turmas. Para aprofundar o conhecimento dos alunos da 1ª série do Ensino Médio sobre o conteúdo “Densidade”, Daiane os levou para uma aula repleta de aprendizado. Munidos de água, óleo, uma balança e demais recipientes apropriados, cada grupo precisou realizar os procedimentos – previamente explicados pela professora – e argumentar sobre a situação problema apresentada.

Neste novo cenário, durante uma aula prática, o professor é um mediador, que orienta o aluno e o direciona para que aprenda e construa da melhor forma o próprio conhecimento. Ao separar a turma em grupos, Daiane vai além e destaca a importância do trabalho em grupo, com divisões de tarefas e as discussões necessárias para construir e concluir toda a atividade. Afinal, aumentar a autonomia e o protagonismo dos alunos também é um dos objetivos do novo modelo de Ensino Médio.

Veja algumas fotos da aula prática com a 1ª série…

Química no Maker: 1ª série aprende na prática sobre Densidade