Abrir espaços para discussões sadias sobre temas da realidade dos adolescentes e, assim, mantê-los informados e mais preparados para o mundo. Esses são alguns dos importantes objetivos que estão sendo trabalhados com os alunos do 8º ano, dentro do projeto “Grávida aos 14”. “O projeto leva o nome do livro, da autora Guila Azevedo. Somente após a leitura que os alunos iniciam as discussões sobre o tema”, destaca a professora Lidiane Paizante.

O livro “Grávida aos 14” conta a história de Ana, uma menina de apenas 14 anos e que estava vivendo seu primeiro amor. Após a primeira relação sexual, Ana engravida e passa a viver um turbilhão de emoções e mudanças. Para tentar demonstrar a responsabilidade de cuidar de outra vida, os alunos são convidados a passar dez dias cuidando de um pintinho em casa. A experiência foi alusiva aos desafios de uma gravidez precoce, mas bastante significativa.

Para complementar o projeto, na manhã desta segunda-feira, 7, as turmas participaram do momento “Prosa com afeto”. Em pauta estava: Gravidez na adolescência e seus desafios. A atividade contou com a participação do médico hebiatra Darlan Correa e a psicóloga Elen Márcia. Após as considerações dos profissionais, os alunos puderam sanar dúvidas e aprofundar informações sobre o tema.

Para a professora Lidiane, é de extrema importância oportunizar momentos de informação e reflexão aos alunos adolescentes. “O exercício da sexualidade na adolescência poderá constituir risco variável para o comprometimento do projeto de vida do aluno, basta lembrar as consequências como da gravidez precoce, o aborto, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso é importante informar e dialogar”, destaca.

Confira as fotos do momento “Prosa com afeto”.

8º ano – Projeto aborda os desafios da gravidez na adolescência