A exemplo do Santo Fundador e de acordo com a nossa tradição, a educação na fé é o objetivo final de nosso ministério, tendo a catequese – que ilumina a fé, inicia na liturgia e prepara para a ação apostólica – como o meio fundamental do nosso apostilado na comunidade cristã em que vivemos.

Calasanz, um educador pioneiro

O último domingo, 25 de agosto, a comunidade cristã do Colégio Ibituruna esteve presente na Celebração do dia de São José de Calasanz, fundador da Escola Pia. A alegria e a gratidão a Deus por fazer parte dessa história tão bonita construída por Calasanz tomaram conta dos corações dos educadores e famílias presentes.

Padre Vitório, presidente da celebração, destacou o abandono das crianças e jovens na sociedade, e o chamado de Deus que convida a todos a ir até eles, para que possam se encontrar e se transformar. “Somos convidados a ser escolápios, assumindo a missão de Calasanz, sendo sensíveis às situações dessas crianças e jovens e colaborando para um futuro melhor”.

Homenageando o nosso padroeiro, Padre Vitório lembrou, ainda, que Calasanz, como educador pioneiro, deixou um legado aos escolápios: evangelizar educando crianças e jovens, especialmente os pobres, na integração da Fé e Cultura, ou seja, na Piedade e nas Letras, para servir na Igreja e transformar a sociedade a partir dos valores evangélicos da justiça e da paz. “Eis nossa missão como herdeiros de Calasanz, presentes nas obras escolápias: colégios, paróquias e centros sociais”, destaca o coordenador da Pastoral, Leonardo Soares.

Ao final da Eucaristia, todos os educadores foram convidados ao presbitério para receberem a bênção da comunidade cristã.

São José de Calasanz! Rogai por nós!

Vejas as fotos aqui!

Celebração do Dia de Calasanz