Um pote capaz de devolver a calma, a te ajudar a relaxar, refletir, sonhar, ter ideias e imaginar. Na aula de Educação Socioemocional, com a professora Flaviane, a turma do 3º ano A  (EF1) confeccionou o “Pote da Calma”. “O intuito da atividade é auxiliar cada aluno a entender que todos nós possuímos muitas emoções e que, por isso, é preciso aprender a identificar e organizá-las, buscando sempre o controle e o equilíbrio”, destaca a professora. 
Para a confecção do pote, as crianças utilizaram materiais que tinham em casa. “Era preciso colocar em um pote ou garrafinha, de vidro ou de plástico, com tampa, um pouco de água e um pouco de glitter e/ou lantejoulas. Eu também garanti a confecção do meu pote, que tem me ajudado”, confessa Flaviane. 
A ideia é que, ao perceber alguma emoção fora de proporção, como a raiva, o aluno pegue o seu pote e observe o movimento do glitter, enquanto respira fundo. “Alguns alunos disseram que estão usando bastante o potinho quando o irmão mais novo tenta irritá-los, e afirmaram que o exercício tem auxiliado de forma positiva”, ressalta a professora cheia de orgulho das turmas. 
Vamos confeccionar o nosso pote da paz e seguir o exemplo das nossas crianças? 

 

Alunos do 3º ano confeccionam Pote da Calma