Chamamos Semana Calasância ao conjunto de atividades que acontecem ao redor do dia 25 de agosto. Desde o início de agosto, ambientamos os espaços do colégio com quadros, escapulários e estandartes de Calasanz. A comunidade educativa já identifica esse mês como muito especial, refletindo com os alunos e catequizandos o carisma escolápio, realizando atividades festivas, celebrações, seminário com tema vocacional, atividades esportivas, entre outras; tudo envolvendo a família dos alunos desde a EI até o EFII.

Para o dia 25 de agosto, a Equipe Pastoral prepara uma aula especial para os professores trabalharem com os alunos, cuidando para diferenciar os materiais de cada série. A Equipe Pedagógica acompanha a realização das atividades e organiza brincadeiras para as crianças do turno vespertino. A Equipe Administrativa distribui bolo e refrigerante para todos na hora do recreio.

O roteiro das aulas é comum para todas as séries. O dia começa com uma acolhida especial dos alunos, que recebem um cartão de Calasanz. Faz-se um momento de oração, leitura e reflexão da Palavra e depois passa para um diálogo sobre a vida e missão do nosso Padroeiro. Apresenta-se um PowerPoint específico de cada série. Realiza-se a oração final. Esse esquema vale para todas as séries. Já as turmas da EI até o EFII realizam uma atividade interativa artística, utilizando dois horários de aula. O material produzido depois é exposto para toda escola.
No turno vespertino, após esse momento, os alunos participam de diversas brincadeiras, acompanhados pelos educadores. Faz-se um rodízio de brinquedos infláveis, olimpíada de Calasanz, contação de histórias, estafetas etc. É um deleite o Dia de Calasanz para as crianças, é o ponto alto da semana.

No domingo, celebramos com a comunidade do colégio Ibituruna, reafirmando o valor do Santo e de sua obra para nossa vida.

Semana Calasância